Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Atualidadesbloquear celularcelular furtadocelular roubadoComo bloquear celular

Perdeu o celular no carnaval? Veja como proteger seus dados

Continua após a publicidade..
Perdeu o celular no carnaval? Veja como proteger seus dados

O carnaval chegou ao fim e deixou histórias de felicidade e diversão para milhões de brasileiros ao redor do país. Contudo, a festa também deixou marcas ruins para algumas pessoas. Parte dos foliões, por exemplo, tiveram a dor de cabeça de perder o celular, seja porque foram vítimas de roubos ou mesmo de furtos.

Como se não bastasse o estresse de perder o celular, estes cidadãos acabam tendo que passar por uma segunda preocupação: a de perder os seus dados. Na grande maioria dos casos, os aparelhos perdidos contam com informações sigilosas importantes que agora estão nas mãos de bandidos.

Continua após a publicidade..

Neste sentido, separamos abaixo uma série de dicas que podem ser seguidas pelas pessoas que perderam o celular de alguma forma não apenas durante o carnaval, mas em qualquer época do ano.

Dicas para proteger seus dados

  • Limpar o conteúdo

Nem todo mundo sabe, mas é possível limpar todo o conteúdo do aparelho de maneira remota. Para tanto, basta entrar na sua conta criada pela Apple (no caso do iPhone) e pelo Google (para os celulares Android).

  • Notificar o banco

Logo depois de apagar as informações do aparelho de forma remota, o próximo passo é notificar o seu banco sobre o roubo ou furto do aparelho. A instituição poderá tomar ações como o bloqueio do aplicativo, da senha e até do acesso da sua conta.

  • Notificar operadora

Outra dica muito importante é notificar sua operadora de telefonia. Assim, o cidadão poderá ter o seu chip bloqueado. Com isso, a pessoa que roubou seu celular não poderá mais acessar a internet através das redes móveis, por exemplo.

  • Trocar senhas

Lembra dos aplicativos que estavam instalados no seu celular. Logo depois de perder o aparelho, o cidadão pode trocar as senhas destes apps. Isso inclui redes sociais como o Facebook, o Instagram e o X (antigo Twitter), por exemplo.

Celular Seguro

Se você cadastrou o seu celular através do sistema do Celular Seguro antes do roubo ou furto, o cidadão poderá simplesmente bloquear o telefone através da página do governo federal. Neste caso, não há necessidade de seguir todas as dicas acima.

Isso porque com um simples clique o governo federal consegue enviar o pedido de bloqueio do seu telefone para todas as frentes. Mas é preciso frisar que você precisava ter cadastrado o seu celular na plataforma antes da perda do aparelho.

O sistema do Celular Seguro funciona por meio de uma parceria entre o governo federal, e empresas dos mais variados segmentos. Funciona basicamente desta forma:

Continua após a publicidade..
  • O cidadão cadastra o seu número na plataforma de maneira gratuita;
  • No momento do cadastro, ele pode escolher uma ou mais pessoas de confiança;
  • Caso este cidadão tenha o telefone roubado, furtado ou perdido, ele pode pedir para que esta pessoa de confiança acione o botão de bloqueio;
  • Com este acionamento, o governo fica ciente de que aquele celular foi perdido, e envia imediatamente a informação para as empresas parceiras;
  • Cada empresa recebe a notificação e fica encarregada de bloquear o seu app naquele determinado celular.
Perdeu o celular no carnaval? Veja como proteger seus dados
Programa Celular Seguro foi lançado recentemente. Imagem: Reprodução

Como visto, o papel do governo federal neste sistema é apenas avisar as empresas sobre o ocorrido. Cada companhia pode bloquear o seu aplicativo naquele celular no tempo que achar possível. Em alguns casos, há a promessa de bloqueio imediato. Em outros casos, é possível que este processo aconteça apenas em até 48 horas.

“A gente entende que não é uma bala de prata, mas uma iniciativa de segurança pública para combater o crime patrimonial. Muito da violência urbana está ligada hoje ao furto e roubo de celular”, explicou o subsecretário de Tecnologia do MJSP, Ney Barros, quando perguntado sobre o assunto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo