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Novo alerta do MDS para quem recebe Bolsa Família em agosto e tem finais do NIS do 0 ao 9

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Se você é usuário do Bolsa Família, e possui o Número de Identificação Social (NIS) do 0 ao 9, precisa atentar para um novo alerta emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social no final da última semana. Por meio de nota, a pasta responsável pelos pagamentos do benefício social decidiu se pronunciar sobre um caso preocupante.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a pasta vem recebendo informações de coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família sobre os indícios de um golpe que estaria sendo aplicado contra as famílias beneficiárias do programa.

Como funciona o golpe no Bolsa Família

Segundo os relatos, as vítimas estariam recebendo uma mensagem de texto pelo celular sugerindo acesso a um link malicioso. A partir do momento em que o cidadão clica nesse link, acaba entregando informações importantes aos criminosos.

Nesse caso específico, o clique no link permite acesso às contas bancárias onde as famílias recebem os seus benefícios do Bolsa Família. Essa movimentação permite aos criminosos a retirada indevida dos valores que estão disponíveis na conta do Caixa Tem.

O alerta do MDS

Na nota publicada ainda na última sexta-feira (23), o Ministério do Desenvolvimento Social esclarece que:

  • Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
  • O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
  • No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;
  • O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

O que fazer se você já teve Bolsa Família lesado

Se você já passou pelo golpe, a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social é se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da sua residência. Nesse momento, o cidadão vai realizar a contestação da transferência bancária.

Essa mesma contestação pode ser feita de maneira remota, através do sistema do aplicativo Caixa Tem. Para além desse procedimento contestatório, o ministério também indica que é importante realizar um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia mais próxima.

“Informamos ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM”, diz o alerta.

“A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo”, completa a nota do Ministério. 

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Registrar um BO também é um passo importante. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Dinheiro sumindo do Caixa Tem

Desde o final da última semana, centenas de usuários do programa Bolsa Família estão alertando que o dinheiro presente no Caixa Tem estaria sumindo por meio de movimentações bancárias não realizadas por pelos usuários do programa social.

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“Eu recebi o meu Bolsa Família no dia 22. Acordei hoje com uma notificação de que eu teria feito um pix para uma segunda pessoa. Eu abri o aplicativo, e vi que meu sistema transferiu o dinheiro para uma pessoa que eu não conheço”, disse uma das vítimas, que reside na cidade de Jaboatão, em Pernambuco.

Dezenas de pessoas passaram pela mesma situação descrita no relato acima. Existem apenas algumas diferenças. O nome da pessoa que recebe a transferência, por exemplo, normalmente varia a depender da vítima. Mas em todos os casos, há algo em comum: o cidadão não conhece o destinatário.

“A transferência foi feita para uma pessoa de nome Larissa Kelly. Mas eu nunca vi essa pessoa na minha vida”, disse uma das vítimas.

Somente na delegacia de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, por exemplo, foram registrados mais de 50 boletins de ocorrência (BOs) entre a quinta-feira (22) e a sexta-feira (23).

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