IP55, IP65, IP67 e tantos outros fazem parte de um conjunto de graus proteção para os dispositivos eletrônicos. Embora tenha a mesma sigla, essas IPs que iremos comentar hoje não possuem nenhuma relação como Endereço de Protocolo de Internet, o IP.
No caso deste artigo, a sigla IP significa Ingress Protect, ou Grau de Proteção, em tradução para o português. Geralmente, essa sigla é acompanhado de um código numérico que designa o tipo de proteção presente em um dispositivo eletrônico.
Contudo, antes de partirmos, de fato, para a classificação dessas siglas, iremos conhecer um pouco sobre as origens do grau de proteção IP.
O que são Graus de Proteção (IP)?
O Grau de proteção IP é um conjunto de padrões definidos pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), que classifica e determina o grau de proteção oferecido por empresas contra a intrusão (partes do corpo como mãos e dedos), poeira, contato acidental e água em equipamentos eletrônicos. É publicada pela Comissão Eletrotécnica Internacional.
Esse sistema de avaliação é mais reconhecido em países da Europa, mas o Brasil também faz parte, como membro integrante da IEC, portanto, segue a linha dos dados estabelecidos pela comissão.
No sistema IP, o primeiro número identifica o grau de proteção contra objetos sólidos e o segundo dígito identifica o grau de proteção contra líquidos.
O padrão do Grau de Proteção IP visa garantir informações mais detalhadas sobre as capacidades de proteção de determinado dispositivo. Por exemplo, em vez de usar a definição mercadológica para afirmar que um aparelho celular é à prova d’água, o padrão IP68 especifica que os dispositivos que possuem essa norma podem ser “submergidos em até 1,5 metros de água por até 30 minutos.”
O padrão IP22, geralmente, correspondem ao grau mínimo de proteção para aparelhos elétricos de uso doméstico.
Entendendo as siglas dos graus de proteção IP
Como dito acima, o conjunto de padrões do grau de proteção IP é formado por números que designam o tipo de proteção do aparelho eletrônico.
A tabela abaixo apresenta todos os significados das siglas existentes do grau de proteção IP. Quando não há proteção, o padrão utiliza o número 0.
A letra X aparece quando não há dados suficientes para designar o grau de proteção IP. Confira, primeiramente a tabela de códigos e dígitos.
Letras do Código | Características do primeiro numeral: proteção contra partículas sólidas | Característica do segundo numeral: proteção contra entrada de líquidos | Característica do terceiro numeral: proteção contra impacto mecânico | Letra adicional: Outras proteções | Letra suplementar: Outras proteções |
IP (Proteção Internacional | Numeral único: 0–6 ou letra X | Numeral único: 0–8 ou letra X | Numeral único: 0–9 | Caractere Único | Caractere Único |
Obrigatório | Obrigatório | Obrigatório | Não é mais utilizado | Opcional | Opcional |
Significados do Primeiro numeral – Partículas sólidas
0 – Não protegido
1 – Proteção contra objetos sólidos com 50 mm de diâmetro ou mais
2 – Proteção contra objetos sólidos com 12,5 mm de diâmetro ou mais
3 – Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro ou mais
4 – Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro ou mais
5 – Proteção contra poeira
6 – À prova de poeira
Significados do Segundo numeral – Líquidos
0 – Não protegido
1 – Protegido contra gotas que caiam na vertical
2 – Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°
3 – Protegido contra borrifo de água
4 – Protegido contra jorro de água
5 – Protegido contra jatos de água
6 – Protegido contra jatos potentes de água
7 – Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos
8 – Protegido contra a imersão contínua em água
9: Proteção contra a imersão (durante 1 m) e resistente à pressão.
9K – Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão
IP54, IP65 e IP65: entenda os significados dos graus de proteção mais comuns
Na seção anterior, explicamos o que significa cada numeral e como estes são unidos à sigla para definir um determinado grau de proteção.
Lembrando que o primeiro número descreve a proteção contra partículas sólidas e o segundo é exclusivo para líquidos.
Além disso, quando ainda não há dados sobre o grau de proteção, é inserido a letra X.
Portanto, se o numeral 4 aparece nos dois dígitos, como o grau IP44, significa que o produto é protegido contra objetos sólidos maiores que 1 milímetro e contra jorros de água de todas as direções.
No caso do IP54, a proteção contra a entrada de poeira (como listado no significado do número 5) é suficiente para prevenir que um produto pare de operar normalmente.
Além disso, assim como o IP44, o produto que possui o grau de proteção IP54 aguenta jorros de água de qualquer lado.
No caso de um produto protegido contra jatos de água, é necessário possuir, no mínimo, o grau IP55, mas com o nível de proteção equivalente ao do grau anterior contra objetos sólidos.
Por outro lado, o grau IP65 é totalmente protegido contra poeiras e objetos sólidos, além de possuir um bocal que aguenta jatos potentes de água de qualquer ângulo.
IP67 e IP68 estão presentes na maioria dos celulares à prova d’água
Celulares à prova d’água são muito populares no mercado atual, mas há algumas diferenças entre as capacidades do aparelho devido ao grau de proteção do mesmo.
Desde o iPhone 7, a Apple introduz recursos resistente a líquidos, mas apenas no iPhone X que vimos uma proteção, de fato eficaz.
Tanto o iPhone X e o iPhone XR possuem certificações com o padrão IP67, ou seja, os aparelhos são totalmente protegidos contra poeira (assim como o IP65 que comentamos anteriormente) e pode ser submerso em até 1 metro de água estática por até 30 minutos.
O Galaxy S10, da Samsung, e o iPhone XS Max possuem o grau IP68, que garante uma proteção contra imersão contínua na água.
Além disso, celulares com proteção IP68 conseguem ficar até 1,5 m embaixo d’água, mas, assim como o IP67, somente por meia hora.