Como reciclar eletrônicos: 5 métodos de descarte ecológico
O mundo inteiro enfrenta o desafio da reciclagem – isso não é novidade. Mas, você sabia que já existem diversas maneiras de você dar um destino correto para seus dispositivos? Para te ajudar com essa tarefa, o Olhar Digital preparou uma lista com dicas de locais preparados para reciclar eletrônicos e até mesmo eletrodomésticos.
Ah, temos uma dica muito importante: antes de se desfazer desses dispositivos, lembre-se de apagar seus dados pessoais. Nesta matéria, ensinamos a apagar os dados de um HD, SSD ou computador.
Leia também:
- Como funciona a reciclagem de baterias de carros elétricos no Brasil?
- Brasil ainda engatinha na reciclagem e reaproveita apenas 4% dos materiais
- Reciclagem de eletrônicos é cada vez mais necessária
O que é lixo eletrônico
Lixo eletrônico é qualquer tipo de equipamento eletrônico descartado, geralmente por estar quebrado ou obsoleto. Como é possível deduzir, isso inclui uma variedade de dispositivos que usamos no dia a dia, como smartphones, computadores desktop, notebooks, tablets, televisores, impressoras e muito mais.
Você sabia que esses equipamentos não podem ser descartados como resíduos normais? Isso porque esses dispositivos contêm materiais que podem contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde humana. Alguns exemplos deles são:
- Metais pesados (como o chumbo, mercúrio e cádmio);
- Substâncias tóxicas (como o cromo hexavalente).
Como muitos componentes eletrônicos podem ser reutilizados, reciclados ou recuperados, o descarte incorreto desses equipamentos representa também a perda de matérias-primas e de dinheiro.
Como descartar os eletrônicos corretamente?
Agora que você entendeu o problema, chegou a hora de aprender como descartar corretamente os eletrônicos. Veja abaixo algumas opções!
Doação
Se seus equipamentos ainda estiverem funcionando e em boas condições, considere doá-los para escolas ou instituições de caridade. Com isso, você estende a vida útil dos dispositivos.
Programas de recompra
Em alguns fabricantes, lojas e operadoras de celular, você dá o seu dispositivo antigo em troca de desconto na compra de um novo. Alguns exemplos dessa iniciativa são:
Fabricantes
Infelizmente, no Brasil não temos muitos fabricantes que façam o recolhimento de eletrônicos usados. Mas, temos dois grandes players mundiais que o fazem. É o caso da Lenovo, que aceita somente produtos da marca. Já a Samsung, com o programa Samsung Recicla, recolhe uma gama maior de materiais e recebe-os de qualquer marca.
Iniciativa pública
Como o descarte incorreto de equipamentos prejudica a sociedade como um todo, nada mais justo do que a participação de iniciativas públicas na condução desse problema. Em São Paulo, você pode consultar os postos de coleta diretamente pela internet no site Recicla Sampa. Infelizmente, não há um serviço similar de localização dos ecopontos criados pelo Governo Federal.
Pontos de coleta especializados
Você encontra pontos de coleta particulares conduzidos tanto por empresas, quanto por cooperativas de reciclagem. Em São Paulo, um dos exemplos é a Ecoleve, que faz a coleta direto na casa ou empresa interessados.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Como reciclar eletrônicos: 5 métodos de descarte ecológico apareceu primeiro em Olhar Digital.