Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

AssaíCarrefour BrasilDayTradeNotíciasVarejo & consumo

Carrefour e Assaí caem mais de 30% no ano; JP Morgan vê buraco mais embaixo

Geralmente vistas como defensivas, as ações de Assaí e Carrefour acumulam quedas no ano de 40% e 30%, respectivamente, um período em que o Ibovespa subiu 3%.

Mesmo assim, o JP Morgan ainda não vê um bom momento de entrada para nenhuma das duas. Pior: o banco diz que o segundo tri será um dos mais difíceis para ambas.

O banco cita um levantamento da Nielsen segundo o qual o segmento de cash & carry fechou abril com queda de 3,6% em São Paulo e no Rio – os principais mercados das duas empresas. No ano, a queda acumulada é de 1,5%.

Além disso, a inflação de alimentos deve desacelerar o top line até o fim de 2023. No segundo tri, por exemplo, o JP Morgan vê um aumento de preços de 5% (contra 4% da inflação geral), enquanto no mesmo período de 2022 os alimentos subiram 16% (comparado a 12% no índice).

A previsão do JP é de que o same-store sales do Assaí caia 1,5% e a do Atacadão, 2,1%.

“Também vemos que o mercado se tornou bem mais competitivo no ano passado, com vários players abrindo uma quantidade considerável de lojas,” escreveram os analistas Joseph Giordano, Nicolas Larrain e Guilherme Vilela.

O Assaí também pode ser prejudicado pela discussão de incentivos fiscais no ICMS, já que 27% do lucro estimado pelo JP Morgan para 2024 é originado por esses incentivos. O Carrefour não tem esse tipo de exposição.

O banco americano decidiu cortar a estimativa de lucro por ação do Assaí em 8% para 2024, e reduziu o preço-alvo do papel de R$ 14,50 para R$ 13,50.

No caso do Carrefour Brasil, o EPS foi reduzido em 9%, principalmente por despesas operacionais mais altas — mas o banco manteve o preço-alvo em R$ 13, ajudado pelo menor custo de capital da empresa.

O JP Morgan vê o papel das duas empresas negociando a 11x o lucro estimado para 2024. Por enquanto.

The post Carrefour e Assaí caem mais de 30% no ano; JP Morgan vê buraco mais embaixo appeared first on Brazil Journal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo